Estrutura Curricular


* NOVA MATRIZ CURRICULAR DO PROFLETRAS ( EM VIGÊNCIA A PARTIR DA TURMA VI). PARA CONFERIR AS ALTERAÇÕES, CLIQUE AQUI!

*Capítulo V do Regimento do ProfLetras

Da Matriz Curricular (TURMAS I, II, III, IV e V)

Art. 17. O PROFLETRAS prevê o cumprimento de um mínimo de 360 (trezentos e sessenta) horas em disciplinas, correspondendo a 5 (cinco) disciplinas obrigatórias e 3 (três) optativas, cada uma delas com 45 horas.

Parágrafo único. Além das disciplinas obrigatórias e optativas, serão ofertadas 2 (duas) disciplinas de fundamentação que objetivam a instrumentalização dos alunos para a realização do curso.

Art. 18. Cada disciplina obrigatória e de fundamentação terá uma Comissão de Coordenação designada pelo Conselho Gestor.

Parágrafo único. A cada Comissão de Coordenação das disciplinas obrigatórias e de fundamentação caberá articular o conteúdo programático e sua condução metodológica, procurando garantir a unidade da proposta.

Art. 19. Dentro do prazo estabelecido no calendário acadêmico, o candidato selecionado deverá requerer sua matrícula na Secretaria do Programa da Instituição Associada à qual será vinculado.

Art. 20. A cada semestre, o aluno matriculado no Programa deverá obrigatoriamente inscrever-se em atividades definidas pelo Conselho Gestor em consonância com o Colegiado de Curso.

Art. 21. Solicitações de trancamento de disciplina ou matrícula serão avaliadas pelo Colegiado de Curso observando o previsto na legislação vigente e nas normas Institucionais.

§1o Não será permitido o trancamento de uma mesma disciplina mais de 1 (uma) vez.

§2o O aluno bolsista que trancar a matrícula terá sua bolsa de estudos cancelada, exceto nos casos previstos em lei.

DISCIPLINAS DE FUNDAMENTO

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

DISCIPLINAS OPTATIVAS

(Devem ser cursadas 3 optativas)

Alfabetização e Letramento

Fonologia, Variação e Ensino

Ensino da Escrita, Didatização e Avaliação

Elaboração de Projetos e Tecnologia Educacional

Texto e Ensino

Linguagem, Práticas Sociais e Ensino

Gramática, Variação e Ensino

Função Sóciossimbólica da Linguagem

Aspectos Sociocognitivos e Metacognitivos da Leitura e da Escrita

Práticas de Oralidade e Práticas Letradas do 1º ao 5º ano

Leitura do Texto Literário

Práticas de Oralidade e Práticas Letradas do 6º ao 9º ano.

Erros de Decodificação na Leitura: Rotas e Graus de Atipicidade dos Sujeitos.

Gêneros Discursivos / Textuais e Práticas Sociais

Estratégias do Trabalho Pedagógico com a Leitura e a Escrita

Literatura Infanto-Juvenil

Literatura e Ensino

Produção de Material Didático para o Ensino de Língua Portuguesa como Adicional


Atualizado por: Candice Cristiane Costa Apolinário em 08/07/2019 (Setor para Contato: FALA - Departamento de Letras Vernáculas )

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